Emoções negativas: Como você pode superá-las?

Você acha que é possível superar emoções negativas? Esse tipo de sentimento é forte demais, por isso, é mais fácil aprendermos a suportá-las até que passem. Portanto, emoções negativas podem ser superadas.

Muitas pessoas reagem à idéia de superar emoções como medo, desânimo, ansiedade, sentimento de culpa. Em vez de entregar-se a elas sempre que surgem, você pode aprender a diminui a intensidade, e quem sabe, até eliminá-las.

Crying beautiful woman

Nem toda  emoção negativa é prejudicial, por exemplo, se você cometeu um erro, pode ser que sinta culpa. Isso o  induz  a corrigir o erro e evitá-lo. Assim, uma das formas de lidar com as reações emocionais é CONTROLAR A MANEIRA DE PENSAR.

Emoções Negativas, como superá-las? Veja algumas dicas como controlar a maneira de pensar:

  1. Identifique os pensamentos negativos,
  2. Corrija os pensamentos negativos, por exemplo: “Eu nunca erro ou me arrependo” por “Faço muitas coisas certas, mas também cometo erros”.,
  3. Não fique remoendo determinado assunto que  foi a razão da sua frustação,
  4. Esforce-se para tirar da mente o pensamento que o aflige,
  5. Empenhe-se em outras coisas, em algo edificante.

Tenha certeza, os pensamentos negativos tentarão vez por vez retornar à sua mente, mas você pode substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos. Se sua mente estiver plenamente ocupada com outra coisa edificante, é difícil os pensamentos negativos retornarem. Por exemplo: Se você está ouvindo uma música, e de repente toca uma música que você não gosta. O que você faz? Simplesmente troca de música, correto?

Às vezes, é difícil superar emoções e pensamentos negativos por ser forte demais. Mas abandonar  o hábito de pensar de maneira negativa, assim como os outros  hábitos ruins, provavelmente, para superá-los, será necessário o mesmo esforço e determinação  de quem deseja parar de fumar ou emagrecer.

“Assim como emagrecer, aprender a controlar nossas emoções exige tempo e persistência“. 

Não desista de lutar contra os pensamentos negativos, mesmo que isso requer meses de tentativa. Pense no resultado a longo prazo, em vez da satisfação imediata. Não busque a felicidade completa e perfeita, porque a felicidade é incompleta e relativa.

Abraço! 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s