Autoconhecimento: Quem é você?

Se você  tivesse em uma entrevista de emprego onde eu seria a entrevistadora e você o entrevistado. Uma das perguntas que faria seria:  Quem é você? ou Fale-me um pouco sobre você. Você acha que conseguiria responder a essa pergunta em menos de  três minutos  sem pensar muito? Ou você pensaria e depois de alguns segundos responderia sem convicção?

Desde quando comecei  trabalhar na área de RH, esse tipo de pergunta é recorrente, mas acreditem, tão pouco a resposta é satisfatória.

      “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria”. Aristóteles

autoconhecimento

 

Conhecer  a si mesmo é das coisas mais difíceis. Se não sabe seu ponto fraco, sua fraqueza, seus valores,  suas convicções,  o  que realmente é importante para você, seus interesses, sua personalidade, o que realmente você quer da vida. Se não souber quem é você; é  como você tivesse caminhando no escuro, sem rumo e de maneira instável.

Para evitar isso, você precisa de autoconhecimento, ter uma identidade bem definida. Saber quem você é, pode ajudar a tomar boas decisões e,  andar corretamente pelo caminho da vida sem medo, sem dúvida.

Analise a si mesmo:

  • Quais são os seus pontos fortes? Suas habilidades, seu talento?

Por exemplo:  Se considera uma pessoa confiável e de bom caráter? É um expert na cozinha? O autoconhecimento  o ajudará a aumentar sua confiança, aprender a identificar sua qualidade, mas também, suas limitações.

  • Quais são suas fraquezas?

Você permite que sua fraqueza o controle? É do tipo de pessoa que se deixa levar facilmente pela opinião de outra pessoa, principalmente se a opinião for negativa? Se deixar que isso o afete,  terás sérios problemas na sua identidade. Por outro lado, se tiver inteligência interpessoal, saberá identificar suas fraquezas e emoções, e agir com cautela e sem influência.

Controle suas emoções, aprenda  transformar suas emoções negativas em positivas e não seja tão sensível.

  • Quais são as suas metas?

Por exemplo:  É o tipo de pessoa que tem o seguinte pensamento: “Deixa a vida me levar” ou,  Estuda em duas faculdades e ainda não tem certeza qual delas concluir ou Já concluiu três faculdades e ainda não sabe qual carreira seguir. ( já conheci pessoas nessa situação rs).

Quem tem metas definidas e realistas, sabe qual caminho seguir, como chegar aonde quer e o que quer. Isso o ajudará a tomar boas decisões.

  • Em que você realmente acredita?

Você acredita em um mundo melhor? Você acredita que realmente teve um Criador?

Se você não tem certeza, isso quer dizer que és uma pessoa indecisa e, talvez, instável.

“Se o homem buscasse conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos”. John Lennon

Ter autoconhecimento de si mesmo, o ajudará a ter inteligência interpessoal. Olhará no espelho e saberá se identificar profundamente sem medo, sem receio. É reconhecer onde precisa melhorar, onde precisa ajustar o comportamento ou suas emoções.  É saber  reconhecer e valorizar  as qualidades e os pontos fortes.

Ter uma identidade definida, certamente, é uma arma poderosa para controlar a própria vida e viver de maneira  plena.

Um forte abraço e até mais… 😀

Anúncios

3 comentários sobre “Autoconhecimento: Quem é você?

  1. Numa sala de aula aonde a matéria era psicologia o professor faz uma pergunta geral:
    – Qual e a maior descoberta na vida de um homem?
    E em diversas responda um só foi ganhadora que dizia assim:
    – “A melhor descoberta na vida de um homem e quando ele descobre que mudando sua forma de pensar tudo muda em sua volta.”

    Augusto Cury

    Adorei seu post e associei ele nesta parodia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s