Reciprocidade: Uma das bases para o relacionamento feliz.

Quantas vezes você deu carinho a alguém e não recebeu nada em troca? Quantas vezes você já deu amor a alguém e não foi amado? É verdade que amor é um sentimento altruísta, precisamos amar as pessoas independentes quem sejam, a satisfação de ajudar os outros nos motiva. No entanto, não podemos negar que sempre queremos algo em troca, especialmente quando a  pessoa é do mesmo vínculo social, pois a  reciprocidade é uma das bases para o relacionamento feliz.

Reciprocidade

Nós seres humanos movidos por sentimentos, sabemos o que queremos, sabemos das nossas necessidades, desejos e anseios. Sabemos que mesmo entregando todo o amor, atenção, carinho, sorriso a alguém em especial, fazendo o melhor para manter o vínculo, nem sempre retorna por completo ou quase nada o que doamos então, mesmo tentando nos sentir completos, no fundo, lá no fundo do coração, sabemos que é algo que nos deixa  desconfortáveis, porque não existe reciprocidade.

É justamente esse desconforto que não permite o sentimento se alegrar, sabe por quê? Porque todos nós queremos ser amados, queremos  receber a mesma atenção e carinho que oferecemos a pessoa querida.

Quantos casais, quantas amizades desfeitas, descontinuadas por causa dessa simples e provocante palavra: Reciprocidade! O relacionamento nos conduz a realizar trocas, sem a prática da reciprocidade, acabamos sofrendo, com o coração vazio, frustrado, sem esperança, aprendemos o valor da justiça então, desistimos de lutar.

“Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e de trocas de atenções.” (Cícero)

O amor engradece e aquele que ama verdadeiramente é grandioso de coração, o amor é doação! Quando falta a reciprocidade no amor obviamente ficamos tristes, pois queremos ser amados da mesma forma que amamos, queremos que o amor por nós seja espontâneo e verdadeiro. É fundamental que tenhamos clareza quanto tudo aquilo que queremos e merecemos receber, mas se isso não acontece não permita que a tristeza invada seu coração. Por necessidade, temos algo que precisa ser preenchido, é o mundo de cada um, que está no coração, na vida.

Embora a reciprocidade seja uma escolha, relacionamento bilateral é demostrar amor, é um instrumento de troca de satisfação e gratidão espontânea, é a forma de alimentar o prazer no relacionamento. Se não for reciproco, não vale a pena entrar no coração de alguém apenas para satisfazer seu ego ou alimentar suas falsas esperanças. Dessa forma, estará cada vez mais fugindo da possibilidade de sentir bem-estar, realizado e completo.

              Fazer o outro feliz, é ser feliz com a felicidade do outro!

Com carinho ❤

Forte abraço! 🙂

Anúncios

19 comentários sobre “Reciprocidade: Uma das bases para o relacionamento feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s