Comunicação: Um dos princípios mais importantes para o relacionamento saudável.

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. É no momento da conversa que expressamos profundamente os sentimentos e pensamentos, é nesse momento que demostramos nossa atenção com a pessoa que fala e nossa confiança para com aquela que ouve. Por isso, a comunicação é sem dúvida um dos princípios  mais importantes para o relacionamento saudável e duradouro .

casal-conversando

Às vezes é natural surgirem problemas de comunicação no relacionamento, até mesmo porque, o casal  têm personalidades diferentes, talvez cultura diferente, modo de se comunicar diferente, e também, não tenham sido criados da mesma maneira. De qualquer forma, se o casal não conversa talvez não consiga manter o vínculo de união, confiança e cumplicidade. Se o casal não conversa terá dificuldades de manter o casamento ou qualquer relacionamento forte e duradouro.

“Às vezes perdemos alguém que mais amamos por não termos coragem de dizer o que realmente sentimos”.

Em todo e qualquer relacionamento, as pessoas envolvidas tem que estar dispostos a se esforçar para conseguir se comunicar de maneira sincera e humilde. O modo de se comunicar  de homens e mulheres são fundamentalmente  diferentes por exemplo, a maioria das mulheres gostam de falar de sentimentos, relações e pessoas, Já os homens preferem falar sobre soluções, problemas e atividades. Ela é emoção,  ele praticidade; ela se sente amada quando é ouvida, ele se sente respeitado quando é ouvido, isso quer dizer que são necessidades diferentes, porém com o mesmo objetivo; conversar com ela,  dedicar atenção a ele  e vice-versa,  mantem o vinculo de cumplicidade, respeito, humildade e confiança, até mesmo, ajuda resolver problemas.

Quando você ouve atentamente, aquele que fala se sente valorizado, é através da conversa que o casal precisam se esforçar para se conhecer cada vez mais um ao outro. Mas isso não quer dizer que você deve falar a qualquer momento, especialmente quando é um assunto sério. Em Eclesiastes 3:7 diz “há tempo para ficar quieto e tempo para falar”. Pense, será que você deve conversar com a pessoa naquele momento que ele ou ela chega do trabalho a sua casa  cansado, estressado e às vezes com fome?

A conversa no relacionamento é essencial, é o principio em uma relação, por isso, muitos relacionamentos fracassam por falta de comunicação. Estabeleça essa rotina, se não for casado, inicie no namoro, trate alguém de uma maneira que mostra que você realmente entende o que ele pensa ou sente, quando tem amor, o casal se  esforça em conhecer cada vez mais um ao outro.

Com carinho! ❤

Abraço e até mais! 😉

Anúncios

12 comentários sobre “Comunicação: Um dos princípios mais importantes para o relacionamento saudável.

  1. Pingback: coração é dez

  2. A falta, ou dificuldade de comunicação, pode atrapalhar qualquer tipo de relação e a vida de uma pessoa em vários pontos. É interessante buscar ajuda para melhorar essa habilidade. Existem muitos terapeutas que trabalham bem essa questão, principalmente os cognitivos-comportamentais. Tanto para o casal, quando para a pessoa, indivíduo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Puedo opinar por experiencia. Llevo 42 años de casado y unas de las cosas que nos mantiene unido como pareja, es precisamente lo que tu desarrollas en tu artículo: el arte de saber escuchar. La comunicación es esencial. Tu exposición es magnífica y ojala que los que te lean, tomen nota.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s