Ter uma boa noite de sono nos faz bem!

Olá amigos,

 Nada melhor que dormir profundamente depois de um dia exaustivo, correto? Quando não dormimos bem, é difícil mantermos dispostos e concentrados no dia seguinte. Sabemos que o sono é uma necessidade tão importante como respirar e se alimentar. Quando dormimos repomos nossa energia, em muitos aspectos o sono é  considerado um “antídoto” para vários problemas. Dessa forma, ter uma boa noite de sono, nos faz bem!

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De acordo com algumas pesquisas dormir entre 6 e 8 horas por noite ajuda no desempenho, concentração e rendimento. Embora seja verdade que cada pessoa tem um tempo diferente de sono, assim como muitas pessoas não dormem o necessário para descansar bem.  As causas podem ser diversas; desde pouco tempo até mesmo insônia.

O resultado das pesquisas afirmam que noites bem dormidas podem prevenir vários problemas de saúde, mas  o tempo de dormir varia com a necessidade de cada um; as mulheres precisam de mais horas de sono que os homens por causa das várias atividades simultâneas durante o dia. Além disso, a mulher que dorme mal, têm mais chances de ter envelhecimento precoce devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e a recuperação mais lenta dos efeitos do sol.

 Você tem várias razões para dormir bem!

  1. É durante a noite que as células se renovam, descansam e organizam suas funções, dormir bem faz bem para a pele;
  2. A melatonina é produzida no período da noite, é esse hormônio que tem ação contra o radical livre, ou seja, previne o envelhecimento;
  3. Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  4. Dormir mal afeta o sistema imunológico, dessa forma tende aumentar o risco de infecções;
  5. O cérebro precisa de tempo para processar todas as informações adquiridas ao longo do dia, descansar é fundamental para melhorar  a atividade intelectual;
  6. Dormir acalma as conexões neurais para que possamos continuar fixando memórias e nos adaptando àquilo que vivemos;
  7. Dormir bem, favorece o desempenho físico;
  8. A pessoa que dorme entre 6 e 8 horas tende a sofrer menos de depressão, mas ficar sem dormir ou períodos de sono irregulares, gera estresse, aumenta a pressão sanguínea e afeta a atenção e criatividade.

Alguns hábitos podem ajudar a ter uma boa noite de sono:

  1. Não faça refeições pesadas;
  2. Evite bebidas que contém cafeínas e álcool;
  3. Pratique exercícios físicos durante o dia;  ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  4. Realize atividades relaxantes antes do sono;
  5. Mantenha horário fixo para deitar e para se levantar;
  6. Tenha um ambiente adequado para dormir: escuro, sem ruídos, limpo e um colchão certo para o seu peso e altura;
  7. Ouça música relaxante, com o volume baixo.

 

Fontes: dailymail.co.uk / minhavida.com.br

Durmam bem! 😀

Até mais! ❤

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14 comentários sobre “Ter uma boa noite de sono nos faz bem!

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