Aprenda a cultivar a paciência.

Não importa qual seja o ambiente onde você passa mais tempo, ao longo do dia, tem certas situações  que impõe provas  a nossa paciência. Cultivar a paciência não é tão simples para a maioria das pessoas, principalmente quando elas se deparam com atitude e situações indesejadas ao longo do dia  Quando temos paciência desenvolvida, a tendência é de outras virtudes como a tolerância e o respeito, indispensáveis em uma relação saudável, harmonizar  o dia a dia. A prática  dessa virtude  é benéfica   para saúde mental e física e isso requer aprender  sobre si mesmo, sobre as pessoas e relacionamentos. Portanto, aprenda a cultivar a paciência.

paciencia

Todos nós ficamos impacientes de vez em quando, principalmente quando esperamos que as coisas aconteçam sem demora, sem erros e da maneira que queremos.  Porém é muito perigoso quando os ataques de impaciência acontecem diariamente. Alguns estudos indicam que muitas pessoas são menos pacientes por causa da tecnologia.

Você fica irritado com facilidade por causa dos outros? Imagine a situação: Você está dirigindo o seu carro numa  via de mão dupla num trecho que é proibido ultrapassagem . Na sua frente, um idoso está dirigindo pouco abaixo da velocidade máxima permitida.  Na sua opinião,  o motorista da frente,  está dirigindo muito devagar, depois de ficar uns minutos colado no carro dele, você perde totalmente a paciência e faz a ultrapassagem a uma velocidade altíssima. Ao fazer isso, você viola a lei e corre o risco de causar um acidente a si mesmo ou a outra pessoa.

A pessoa sem paciência está sujeita a  ter prejuízos, frustração e irritação por não conseguir controlar suas emoções. Todavia, a falta de paciência afeta outras áreas da vida, o que inclui; amigos, família, trabalho e inúmeras outras consequências simplesmente porque a impaciência costuma ser seguida de decisões precipitadas e impensadas. Esses sentimentos podem aumentar o nível de estresse e consequentemente, prejudicar  a saúde.

Além disso, a impaciência pode prejudicar a comunicação. Alguém que não tem paciência para ter uma conversa significativa tende a falar sem pensar, também pode ficar irritado quando outros falam. O ouvinte impaciente termina as frases de quem está falando ou procura outra maneira de apressar a conversa. Sendo assim, o impaciente afasta as pessoas.

Ter-paciencia-esperar

A paciência é uma virtude dos pacificadores, ajuda a ter uma saúde melhor, tomar boas decisões e fazer boas amizades. Mas infelizmente, estamos desaprendendo a arte de diminuir o ritmo e aproveitar o momento, como você pode aprender a ser mais paciente? Veja algumas sugestões:

“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento” . Isaac Newton

  • Seja realista: As coisas nem sempre acontecem tão depressa como gostaríamos. Aceite o fato que o tempo não é afetado por suas expectativas;
  • Você nem sempre pode controlar as circunstâncias e nem espere demais das pessoas.
  • Identifique as causas: O que provoca sua impaciência, já pensou sobre isso? Busque o autoconhecimento, identifique onde está o erro e mude alguns comportamentos destrutivos;
  • Em vez de perder a paciência por causa de coisas que estão fora de seu controle, tente identificar coisas que você pode controlar e prevê surtos de impaciência, dessa forma, talvez consiga evitá-los. Por exemplo: Se sua carona está atrasada, aproveita o tempo para fazer algo de útil como ler algo interessante ou ouvir música.
  • Simplifique sua vida: O estresse é a causa de boa parte de nossas reações negativas. Portanto, não faça muitas coisas ao mesmo tempo, o cérebro não consegue se concentrar em várias coisas simultaneamente. Com o tempo, o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo compromete a concentração, e isso por fim vai acabando com qualidade como paciência, determinação, bom-senso e habilidade de resolver problemas;
  • Administre seu tempo e defina sua prioridade com sabedoria;
  • Tire tempo para aproveitar a vida, medite em coisas boas e pratique atividades para extravasar o estresse;
  • Uma pessoa espiritual está mais disposta a ter paciência, além de outras virtudes importantes, portanto, aproxime-se de Deus.( Gálatas 5:22,23).

“Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência… sempre”. Hermann Hesse

Ser paciente significa esperar, suportar incômodos, controlar  nossos pensamentos, ações e palavras, encarar a vida de maneira simples, é ser tolerante mesmo nas adversidades. No inicio, pode ser difícil,  mas com o tempo a paciência se tornará parte de sua qualidade.

Se você leu pacientemente esse texto até aqui, agradeço de coração. 😉

Com carinho! ❤

Abraço e cuide-se! 🙂

Anúncios

18 comentários sobre “Aprenda a cultivar a paciência.

  1. Adorei o post! A paciência é uma virtude indispensável para conseguir estabelecer relações e um convívio harmonioso. As pessoas de hoje devido à tecnologia necessitam tudo de imediato. Não temos o poder para controlar todas situações, por nisso não precisamos ser intolerantes. Ser paciente é ser saudável! Parabéns, Itanamara! ✨✨Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  2. ótimas dicas, as pessoas não conseguem entender que a vida precisa seguir seu processo normal, tudo a seu tempo, mas o imediatismo está encrustado na cabeça das pessoas, e além das dicas acima eu deixaria recomendado o combate ao EGO, esse moço é tenso! Ótima publicação!

    Curtir

  3. O grande entrave para a paciência, a meu ver, é o ego. O ego que sempre leva tudo para o lado pessoal, que sempre busca explicação até para aquilo que não tem explicação. Talvez, se conseguíssemos calar o ego, a paciência poderia se fazer mais presente.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Nesta época do facilitismo e em que tudo tem que ser rápido, a impaciência ganha terreno, especialmente nas gerações mais novas. Por vezes é assustador!
    Nós, os mais velhos, somos do tempo em que havia tempo e paciência para tudo. E foi essa paciente paciência, que nos permitiu adaptar a estes novos tempos de impaciência… mantendo algum equilíbrio!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s