Ouvir música nos faz bem.

 O que você sente ao ouvir uma música; tristeza, alegria, fica melancólico? Para muitas pessoas a música é muito mais que um passatempo ou uma maneira de acalmar e relaxar. O bem-estar proporcionado pela música tem sido estudado ao longo do tempo, isso porque, ela tem a capacidade de afetar sua vida de maneira positiva. Proporciona diversos benefícios para a saúde, corpo e mente, por isso, ouvir música nos faz bem.

musica

Sabemos que o cérebro é responsável pela percepção que temos do mundo e a música causa efeito muito curioso no cérebro, chegando a influenciar, inclusive, nos nossos hábitos, sentimentos, como fazemos nossas atividades diárias e  até mesmo,  desperta o medo instintivo, ou seja, tem certos sons que os seres humanos irão sempre associar ao perigo iminente ou medo.

Ao ouvir uma música já se sentiu relaxando ? A música libera dopamina, a substância do bem-estar, eleva o astral, emoção, alegria, nos deixa mais feliz, sendo assim, diminui o nível de estresse e o sintoma de depressão. Alguns pesquisadores afirmam que certas músicas são capazes de reduzir a ansiedade, então, à música pode ser um antídoto para a mente. Por isso, no trânsito, o motorista consegue se acalmar ao ouvir música.

Pesquisadores canadenses já conseguiram provar que, de fato, a música reduz os níveis de dor e estimula o apetite em bebês prematuros, assim como ajuda os pacientes com problemas na fala. Esse tipo de terapia musical mostrou eficiente em crianças com autismo, que passaram a articular melhor as palavras.

A música ajuda a melhorar a capacidade de aprendizagem e memorização. Os estudantes da música conseguem desenvolver uma melhor comunicação, reconhecer o estado emocional de outras pessoas com mais sensibilidade isso, de acordo com o tempo dedicado aos estudos. E se você tocar algum instrumento saiba que essa atividade melhora ainda mais o desempenho do cérebro, isso porque, tocar um instrumento envolve uma grande interação com cérebro que estimula as funções cognitivas.

Se você tem dificuldade para dormir, o que você acha de ouvir música para ajudá-lo? De acordo com a pesquisa, ouvir sons mais graves e lentos ou qualquer ritmo relaxante ajuda a pessoa a se desligar das preocupações, melhora a qualidade do sono e combate a insônia. Por outro lado, ouvir sons motivacionais ou animados são bons para despertar e nos ajudar a apresentar bom desempenho quando estamos sob pressão.

Por falar em motivação; música e atividade física é uma combinação perfeita, ela promove uma melhor sincronizar com o exercício, aumentando ou diminuindo a performance de acordo com o próprio ritmo. Ajuda o atleta a obter um desempenho melhor, fazendo com que o exercício se torne mais fácil e prazeroso com sentimento de alegria.

Tem música que não sai da cabeça, principalmente aquela que manifesta saudade, nos faz lembrar alguns momentos da vida, voltar no tempo, faz a pessoa viajar por lugares desconhecidos e  descobrir novos “mundos”, emoções, sensações e sentimentos próprios.

Tem música que ao ouvir nos dá vontade de dançar, mesmo sozinho, correto? E uma das músicas que me deixa com a alma leve é essa do vídeo.

A música influencia  no  bem-estar, é vida! Por isso nos faz tão bem!

Com carinho! ❤

Abraço e até mais! 🙂

 

 

Anúncios

35 comentários sobre “Ouvir música nos faz bem.

  1. Amo musica, sou movida a música, ela nos preenche, nos acalma, nos retoma lembranças. Gosto de permear pelos diversos estilos e escutar aquilo que o coração pede a cada dia. A música em suas diversas facetas faz parte de meu cotidiano, ótimo post Itanamara 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s