5 Dicas para você superar a tristeza.

Todo mundo fica triste de vez em quando. Esse sentimento pode chegar a qualquer hora, mesmo que você não esteja passando por problemas, é estranho, mas acontece. Além de roubar a energia do indivíduo, em muitas situações, dói!

sad

A dor é intensa quando está relacionado a problemas específicos como, uma desilusão amorosa, perda de um ente querido, algum conflito interior, depressão dentre outros. Alguns estudos revelaram que esse sentimento dura mais tempo quando remoemos pensamentos e sentimentos ruins repetidamente, e esse comportamento pode levar a depressão. Independente do motivo, o que você pode fazer quando se sentir dominado pela tristeza? Analise algumas dicas para você  superar a tristeza.

Autoconhecimento

A vida tem mudanças naturais que às vezes nos impedem de conquistar aquilo que realmente queremos na vida.  Aprender a superar conflitos, dominar as emoções, conviver com mudanças são pequenos passos que devem ser aprendidos e praticados. Reconhecer e aceitar as emoções, sem julgamento, poderá controlá-las melhor.

Distraia-se

Será que ficar deitado na cama chorando e ter o dia sem sentido  é mais fácil do que levantar e ter o dia mais produtivo? Mesmo que você não tenha vontade de fazer nada, esforce-se para superar a tristeza. Faça coisas que tire o foco do seu sentimento e que te dê alegria. Encontre um hobby, viaje, pratique esporte ( a prática de esporte auxilia na liberação de endorfina no organismo que combate a tristeza), interaja com os amigos.

Converse com alguém

Não se isole, conversar com alguém é uma das melhores maneiras de aliviar o sentimento, é como se a pessoa jogasse uma corda no fundo do poço e te ajudasse a sair daquele lugar.

Agradeça mais

Pessoas tristes costumam reclamar de tudo, sempre dando mais ênfase no que está errado. A gratidão é uma das formas de afastar a tristeza e até mesmo da solidão. Comece a enxergar quantas coisas maravilhosas tem na vida e quantas oportunidades aparecem no seu caminho. Agradeça por aquilo que você tem e preencha sua mente com pensamentos edificantes.

Ore sobre o assunto

Não subestime o poder da oração, a bíblia diz que, se você orar sobre suas preocupações, a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará o seu coração e as faculdades mentais (Filipenses 4:6,7). Faça a sua parte que Deus fará  dele.

Embora seja natural se sentir triste de vez em quando, vale a pena ficar atento caso este sentimento seja persistente e não tenha um motivo específico, isso porque, a tristeza profunda é um dos sintomas da depressão.

Normalmente alguns sintomas da depressão são baixa autoestima, falta de interesse pela vida, desânimo, distúrbio de sono, dificuldade para se concentrar, mudança no humor, tendência de se isolar e fortes sentimentos de inutilidade ou de culpa injustificável. Se a tristeza persistir por semanas, é conveniente procurar ajuda médica.

Reflita sobre a tristeza, mas não mergulhe nela. Analise sua vida verifique o que e onde você pode mudá-la. Lembre-se, se você não tiver pensamento e atitude positiva, tanto essas dicas quanto outras, não valerá a pena. Muitas coisas depende de você!

Espero que tenham gostado. 🙂

Até a próxima e um forte abraço! ❤

Anúncios

18 comentários sobre “5 Dicas para você superar a tristeza.

  1. De muita valia o post. Sempre é importante orientação como as estão no post. Sabe o que me ajuda a superar a tristeza? Trabalho manual tipo lavar roupa/louça, caminhar, a música e escrever. E claro, conversar sobre. Muito obrigado. Meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que texto maravilhoso minha cara amiga e muito verdadeiro. Sou conhecido pelo meu bom humor mas isto não impede que eu sofra o assédio da tristeza… e é aí que coloco em prática as suas dicas, mas, com toda certeza a “gratidão” é um poderosíssimo antídoto para tal veneno. Obrigado por compartilhar. Um beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gostei. ótimo texto. Você tem razão quando encerra o tema falando que “muitas coisas dependem de nos”. Mas como é bom quando sábios conselhos como estes nos ajudam a abrir os olhos e refletir sobre o assunto. Alto astral e “bola prá frente” !!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s