Como a resiliência pode ajudar você a vencer seus desafios.

Tem dias que acordamos vulneráveis, com o coração vazio. Já houve dias que acordei com o sentimento de solidão, ansiedade por causa dos problemas. Momentos como esses nos tira a alegria e energia. Há mudança que faz parte do ciclo da vida, e mesmo que muitas coisas possam parecer incertas podemos enfrentar os desafios  na prática.

Sabemos que a cada dia o mundo nos proporciona adversidades e desafios, é por isso que uma das principais habilidades que devemos adquirir é a capacidade de nos adaptar às mudanças e superar problemas.

resilient

Há pessoas que tem a capacidade de enfrentar problemas, aprender com as derrotas e crescer emocionalmente. Porém, isso não quer dizer que são pessoas inabaláveis, ao contrário, são pessoas que passam por dificuldades, tem problemas na vida como qualquer outra pessoa. Porém, não se deixam entristecer ao ponto de chegar no fundo do poço, não ficam lamentando, jamais desistem, sabem sair de uma situação de maneira positiva. Se adaptam às mudanças e seguem ir em frente. Essas pessoas possuem a resiliência humana.

Assim como é importante para vida pessoal, a resiliência também é importante para a carreira, porque o conceito da resiliência sempre esteve ligado à capacidade de flexibilidade. De acordo com os especialistas, apesar de ser uma qualidade que depende também de fatores externos como relações familiares, contexto social e educação, tal qualidade pode ser treinada em qualquer fase da vida. Isso significa que você pode desenvolver e fortalecer a sua resiliência para enfrentar os problemas da vida com uma mentalidade de crescimento e aprendizado.

Como a resiliência pode ajudar você a vencer desafios? Veja alguns comportamentos que você pode desenvolver e cultivar.

Autoeficácia

A pessoa resiliente é perceptiva, tem a capacidade de reconhecer o problema que tem pela frente. Não se deixa parar pelas dificuldades que aparecem, se esforça além do normal para resolvê-lo. O que acaba compensando eventuais deficiências.

Controle emocional

O controle emocional permite a pessoa controlar a própria impulsividade, expressar adequadamente suas emoções com mais flexibilidade e serenidade, principalmente em situações difíceis.

Empatia

A empatia é a capacidade de uma pessoa de se colocar no lugar de outra pessoa e enxergar o problema sob o ponto de vista dessa outra pessoa. Manter um comportamento resiliente com intuito de minimizar e solucionar conflitos, pede uma boa dose de empatia.

Sociabilidade

Está ligada ao bom relacionamento interpessoal. A interação com outras pessoas é fundamental para superar situação de pressão, principalmente no trabalho, o que é fundamental em uma equipe.

Flexibilidade metal

Normalmente quem tem flexibilidade mental consegue encontrar as melhores soluções para os problemas. Se adaptar a diferentes situações e agir de acordo com cada uma, por mais difíceis que sejam. Encara as mudanças e dificuldades como oportunidades de crescimento.

Otimismo

O otimismo é essencial para trazer um pouco de estabilidade mental e emocional em períodos de tensão.  Um dos segredos da resiliência é saber tolerar incertezas, acreditar que o problema será resolvido da melhor maneira possível, ter esperança no que está por ir em sua vida.

Tenacidade

A tenacidade representa a capacidade que uma pessoa tem de absorver contratempos, desilusões sem desistir do objetivo que tem em mente.

Ter resiliência é algo que pode ajudar você a vencer diversos desafios na vida, se  adaptar as mudanças e adversidades. Mas precisa-se ser praticada no dia a dia.

Fonte: Revista Exame

Você se considera uma pessoa resiliente?

Ótima semana, abraço! ❤

Anúncios

17 comentários sobre “Como a resiliência pode ajudar você a vencer seus desafios.

  1. Tenho que agradecer você Itanamara por compartilhar estas pérolas. Creio que qualquer pessoa possa desenvolver a resiliência em si… mas depende da maturidade de cada um. Tenho por princípio dois fatores: aceitação e perseverança. O adágio “…aceita que dói menos” apesar de carregado de ironia traz incorporado muita sabedoria. Mas “aceitar” não é sinônimo de “cruzar os braços” portanto exige uma contrapartida. A perseverança é a capacidade de esperar os resultados (uma macieira tem o tempo certo de produzir maças). Concordo que a resiliência pode ser treinada como disseram os especialistas e os comportamentos citados acima vão de encontro a ela, sim. Obrigado minha cara amiga… beijo no seu coração e tenha uma semana iluminada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu que o agradeço pelo seu maravilhoso comentário meu amigo. A vida nos proporciona muitos desafios. Por isso,é importante sermos resilientes. Ainda pretendo escrever sobre a perseverança. Ser perseverante hoje em dia, é fundamental. Desejo uma maravilhosa semana para você e sua família. 😀

      Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Como a resiliência pode ajudar você a vencer seus desafios. — Itanamara | OXITERAPIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s